fbpx

Silagem para gado leiteiro

Silagem para gado leiteiro é fundamental e uma excelente opção para o rebanho manter a produtividade em alta.

É fato, a produtividade de leite depende muitíssimo da dieta do animal, é necessário que a alimentação das fêmeas leiteiras esteja sempre em equilíbrio e com nutrientes mais específicos.

Por outro lado, sabemos que é extremamente complicado apenas suprir essa dieta focada em rendimento, com pastagens naturais.

Assim sendo, precisamos ressaltar que de longe a silagem é uma opção notável para gado em confinamento, e primordial, na verdade, para gado leiteiro como compartilhamos a seguir. Confira!

Por que a silagem é tão boa para gado leiteiro?

  • É altamente nutritiva

Graças à boa fermentação, o poder de nutrição da silagem é alto. Pois este é o processo que converte açúcares em ácidos. 

Esses ácidos, no entanto, preservam o valor nutricional de sua silagem, evitando que microrganismos deteriorantes usem os nutrientes. 

Quando você acerta o processo de ensilagem, fica com um produto que as vacas acham saboroso e com perdas nutricionais mínimas em comparação com a pastagem original, por exemplo.

É claro que vacas leiteiras requerem muita energia para preservar a condição corporal e maximizar a produção de leite. 

A silagem de alta qualidade, portanto, é uma fonte abundante de energia, proteína e fibra que auxilia na saúde. 

  • Silagem supera o feno 

Em comparação com o feno, a silagem preserva mais nutrientes da pastagem original. 

Em outras palavras, as perdas nutricionais são menores quando você converte pastagem em silagem em vez de feno. 

  • É uma fonte econômica de alimento

As margens podem ser apertadas na pecuária leiteira. 

Você já estará acostumado a monitorar de perto seus custos de produção. 

Como fonte de alimento cultivada em casa, a silagem é uma forma econômica e sustentável de fornecer ao rebanho muitos dos nutrientes e calorias de que precisam para se manter saudável e produtivo.

  • A silagem evita que pastagens sejam desperdiçadas

Ah, a primavera. A natureza ganha vida e suas pastagens podem crescer mais rápido do que seu rebanho pode utilizá-las. 

Coletar o excesso de pasto para a silagem é uma ótima maneira de preservar os nutrientes para o outono e inverno, por exemplo, quando as pastagens são menos produtivas.

  • Econômica e saudável 

A silagem une o melhor dos mundos para seu gado leiteiro, ou seja, ela é de fato, um alimento bastante econômico e em contrapartida, é um dos mais saudáveis que existe.

Lembre-se que é importante escolher o melhor tipo de silagem considerando a predisposição dos elementos. Igualmente, escolha máquinas ensiladeiras e sacos para silagem de 200 micras visando mais praticidade.

Enfim, vimos aqui 5 boas razões para você aderir a silagem para gado leiteiro, esperamos ter ajudado e é claro, conte com as Sertaneja Máquinas para fornecer sacos e máquinas perfeitas para o sucesso nessa empreitada.