fbpx

Mapa das estações para plantio de capim e transformação em silagem para criação de gado

Conhecer o mapa das estações para plantio de capim é essencial para estar com ele no ponto de transformar em silagem e assim garantir a dieta do rebanho.

A silagem de capim tem se tornado um aliado importante para garantir a dieta de animais em confinamento total ou parcial.

Além disso, é providencial para superar épocas de seca e nos últimos tempos tem se mostrado a melhor alternativa em regiões pecuaristas onde queimadas também prejudicam o desempenho das pastagens.

Entre as forrageiras mais comuns no nosso país, temos:

  • Pennisetum (onde encontramos o Capim-elefante e o Camerrom);
  • Braquiárias (Marandú e outra);
  • Cynodons (Capim Estrela, Coast Crosso e Tifton);
  • Panicuns – que inclui espécies como Tobiatã, Tanzânia e Mombaça.

Mas quando devemos plantar esses capins para alcançar o ponto de poda e transformação em silagem?

Para responder essa questão, veja nossa dica a seguir, pensada para quem deseja fazer silagem para alimentar o rebanho ou mesmo comercializá-la.

Conhecer o mapa das estações para plantio é essencial 

Em síntese, as espécies de capim citadas acima tem bom rendimento. Em  média podem alcançar 50 toneladas por hectare anualmente.

 

Especialistas recomendam que o corte seja realizado quando há presença de partes secas em torno de 20%.

Cortes precoces influenciam para que fungos e bactérias sejam mais perceptíveis, embora o teor nutricional seja maior, as perdas também são.

Considerando os dados acima compartilhados, o plantio de cada espécie de capim se altera conforme regiões do Brasil. 

Por exemplo, o Capim-elefante na Região Sul e na Sudeste, tem maiores chances de desenvolvimento se cultivado nos  meses intermediários entre outubro e janeiro.

Enquanto isso, no Nordeste ele tem maior produtividade no período chuvoso.

 

Em se tratando de Branquiárias, o período entre setembro, ás vezes agosto até março parece ser o mais ideal para rendimento e qualidade.

 

Mombaça e outras da família Panicuns, focando o plantio no Brasil central, por exemplo, recomenda-se iniciar o plantio quando as chuvas são mais frequentes, ou seja, iniciando em outubro até meados de fevereiro.

O mês que marca o início da preparação da ensilagem

Conforme em uma reportagem da EMATER, é em março que devemos estimular a fabricação de silagem.

No entanto o processo envolve desde o corte, maceração, ensacamento e armazenamento da silagem e então temos aí mais alguns dias até que esteja acomodada em segurança.

Enfim, vimos aqui os principais capins usados no Brasil para silagem e brevemente citamos quando cultivá los para não perder a época recomendada para iniciar o processo de ensilagem.

Lembramos que tanto as máquinas para silagem, quanto os suplementos e acessórios servirão para otimizar o tempo e a qualidade para esse serviço. Entre em contato com a Sertaneja Máquinas e conheça nossas ensiladeiras e suprimentos!