fbpx

Como ter mais lucro fabricando e vendendo silagem

Você sabe como ter mais lucro fabricando e vendendo silagem? Então preste atenção no texto a seguir para saber como.

Produzir silagem de alta qualidade não é fácil, pois o objetivo é preservar o máximo possível do teor de cada nutriente presente na matéria seca. 

Para fazer isso, é importante colher com a umidade correta e embalar bem para garantir que as partes mais valiosas dessa silagem – açúcares e amidos – não sejam queimadas.

Assim, você vai se destacar no mercado por vender silagem de alta qualidade, o que vai decerto aumentar seus lucros.

Em síntese, a silagem pode produzir muitas toneladas de matéria-prima e é ótima para ser vendida para pecuaristas que não conseguem fazer sua própria. 

No entanto, a quantidade de perda que pode ocorrer durante a colheita e embalagem, também pode fazer com que o material deixe de ser econômico e assim não valer tanto a pena – por isso algumas coisas você tem que levar em consideração para ter mais lucro com silagem.

Considere a espessura

A espessura máxima do material solto deve ser de 6 a 20 centímetros, mas se os produtores puderem diminuir até 7 centímetros, eles obterão um pacote melhor.

Especialmente para produtores que não têm peso de trator suficiente em relação ao volume que entra, quanto mais fina a camada, melhor.

Recomendamos atingir cerca de 7 quilos de matéria seca por pé cúbico. 

Se você não está alcançando esses alvos, geralmente é uma das duas coisas – peso insuficiente ou camadas muito espessas.

Tente alcançar um bom nível de umidade 

Alcançar o ponto ideal com umidade para toda a safra pode ser assustador. 

A silagem pode deixar de estar pronta para a colheita e secar muito rapidamente. 

O ideal é começar um pouco mais úmido, especialmente se você tiver muitos campos para colher. 

A umidade ideal é de cerca de 60% a 65%. 

Então, comece a colher, quando você estiver perto de 65% a 67% de umidade. O material mais úmido também pode ajudar na hora de embalar para a venda.

Cubra a silagem rápido

Cobrir a silagem imediatamente é melhor para limitar a exposição ao oxigênio, mas cobrir dentro de 24 horas ainda pode ser benéfico.

A maioria acredita que está perdendo apenas alguns centímetros de material, mas sem cobertura, os produtores perderão material de um metro de profundidade em qualquer área de superfície exposta.

No entanto, para que a fermentação ocorra, o oxigênio deve ser excluído. 

Sem cobrir, em vez de iniciar a fermentação, o material fica na fase aeróbica. 

Nessa fase, crescem bactérias, fungos e leveduras, que devoram todo o seu bom material e criando perdas significativas.

Então, siga estas dicas para ter mais lucro fabricando e vendendo silagem – sempre com o apoio da ensiladeiras e suprimentos da Sertaneja Máquinas.