Tipos de capins mais utilizados para silagem

Capins para silagem é o assunto de hoje. Confira para saber quais sãos os ideais para compor esse alimento tão importante para criações.

Quando falamos de silagem, estamos nos referindo ao processo no qual fermentamos forragem como objetivo de, ao final, transformá-las em matéria seca.

Essa matéria, no entanto, tem como propósito servir de alimentação para animais, e o capim aparece como interessante alternativa às já conhecidas silagens de cana ou milho, por exemplo.

Mas você sabe dizer qual tipo de capim utilizar para a silagem? Continue lendo para descobrir.

Capins para silagem que trazem bons resultados

1 – Capim elefante

Usado como forragem desde a década de 60, é um dos tipos de capinas mais utilizados na alimentação de animais.

É ideal principalmente onde a capacidade agronômica é menor, ou seja, onde os rendimentos de milho, por exemplo, não são altos. Em síntese,  oferece imensa produtividade, quando falamos de matéria seca.

É possível extrair cerca de 200 toneladas por hectare de matéria verde, além de apresentar um perfil agronômico de grande longevidade.

Isso quer dizer que pode plantar em um mesmo lugar por 20 anos, sem pensar em renovação.

Ainda, o capim elefante é excelente para suportar os veranicos ocasionais, graças sua capacidade de adaptação climática, o que permite que seja cultivado tanto em climas tropicais quanto de baixa altitude.   

Por fim, o seu corte se dá em uma época diferente do milho. Ou seja, você pode utilizar o maquinário de forma otimizada, já que as duas culturas não ficam sobrepostas.

2 – Capim Mombaça

Certamente possui uma grande vantagem em cima do capim elefante: a fermentação.

Já que este tipo de capim possui de fato maior quantidade de matéria seca – 22%, contra apenas 16% do Capim elefante.

Além disso, tem também uma produtividade excelente, assim como a qualidade, além de ser facilmente adaptável em diversos solos e climas.

Como desvantagem, possui o preço mais elevado, e também necessita de solo mais rico em nutrientes.

Logo, se for usar este tipo de capim para silagem, não se esqueça do fertilizante.

3 – Capim Brachiaria

Sem dúvida, um dos mais populares do Brasil, também conhecido como Brachiarão (Brachiaria brizantha).

Adaptável a vários tipos de solos e climas, apresenta ainda mais versatilidade que o Mombaça, além de ser mais econômico. 

Outra qualidade, é o superior nível e carboidratos solúveis, o que é ótimo para os animais pois não apenas é nutritivo, mas mais saboroso, com textura agradável, e de fácil digestibilidade.

Tolera bem o frio, seca e baixa luminosidade, e é resistente à pragas, o que justifica sua fama.

Enfim, estes são sem dúvida são os tipos de capim mais utilizados para silagem no Brasil. Agora é só escolher qual usar para fazer silagem com as melhores ensiladeiras do mercado!

CONHEÇA NOSSAS MÁQUINAS