Como armazenar silagem de maneira correta e eficaz

Armazenar silagem, como todo bom criador sabe, é uma rotina essencial para garantir a o alimento e a nutrição do rebanho.

Pois saiba você que a maneira de produzir uma silagem que seja de qualidade superior, depende absolutamente da matéria-prima, do processo – que pode ser manual o através de máquinas de silagem – e posteriormente da técnica de armazenagem.

Inicialmente os elementos (matéria-prima) são colocados em silos, conhecidos como forrageiros, e lá acontece a fermentação anaeróbica.

Durante ela, a massa ensilada é devidamente compactada, para que assim haja a retirada de oxigênio.

Os fatores mais importantes durante esta fase são:

  • Qual o tamanho de cada partícula;
  • Se o material é úmido ou eco;
  • Quantas vezes o trator passa por cima da forragem,  qual o seu peso.
  • O tamanho e forma do silo;
  • A vedação.

A questão da umidade

O nível de umidade da forragem ensilada desempenha um grande papel na quantidade de lixiviado produzido. 

Portanto, cada tipo de silo deve ter uma umidade adequada. O teor de umidade da silagem de milho, por exemplo, deve estar entre 65% e 70%, no caso de bunkers

No entanto, os níveis de umidade podem ser ainda mais baixos para a silagem de milho armazenada em silos verticais, embora não deva cair abaixo de 62%. 

A granulação de alfafa deve ser colhida com um teor de umidade de 60% a 70%, o que pode ser alcançado por meio da murcha natural. 

Outra maneira de reduzir a perda de lixiviados é através da adição de materiais adsorventes, como palha de cevada e polpa de beterraba sacarina. 

Esses materiais demonstraram ser eficazes para melhorar a qualidade da alimentação e o rápido ganho de peso.

A seguir, vamos ver os tipos de silos mais comuns.

Tipos de silos mais recomendados

É sempre adequado ter um conhecimento prévio dos tipos de silos, para assim ver qual é o mais adequado à sua necessidade.

Os mais conhecidos, são os de silos de superfície ou os silos-trincheira. Mas ainda temos:

  • Silo Cisterna;
  • Silo Aéreo;
  • Silo-Press;
  • Bunker.

O ideal, para que a armazenagem seja feita da forma mais correta e eficaz possível, é que o silo deva ser construído o mais próximo do estábulo.

Afinal de contas, é lá que a silagem será distribuída aos animais. E sem dúvida o transporte da massa a verde até o armazenamento no silo, e dele até o consumo dos animais constituem em um dos fatores mais encarecedores do processo todo.

De fato, muitos especialistas afirmam que o mais eficiente dos silos é de modelo trincheira, pois é superior tanto no que tange à fermentação, quanto no processo de ensilagem e desensilagem.

E assim se consegue produção mais eficiente da silagem, garantindo uma boa e providencial alimentação aos animais.

CONHEÇA NOSSAS MÁQUINAS