Na hora da alimentação de animais, qual é a melhor: silagem ou pastagem comum? Vamos debater esta questão no texto de hoje.
Quando se trata de comida – como a maioria das outras coisas na vida – quanto mais natural, melhor.
Sem dúvida, com qual tipo de alimento, um fazendeiro alimenta seus animais, tem resultado direto em sua saúde, bem como na qualidade de todos os produtos provenientes deste animal.
É fato que agricultores geralmente têm algumas opções populares quando se trata de alimentar o gado.
Uma dessas opções é a silagem – pasto preservado, o que permite que agricultores continuem alimentando o rebanho quando o pastoreio não é o ideal.
Outra é a pastagem comum, vegetação que geralmente é composta de arbusto e outras herbáceas rasteiras.
No entanto, a silagem está crescendo em popularidade entre os agricultores – e como ela se compara à pastagem comum? Vamos explorar isso a seguir.
O que é silagem?
A silagem é essencialmente “pasto em conserva” ou forragem que foi fermentada para alimentar gado durante as estações secas.
Gramíneas ou outras colheitas, como soja ou milho, são cortadas, fermentadas e comprimidas até que estejam prontas para serem dadas como alimento ao gado.
Por que os agricultores fazem silagem?
O processo de fazer silagem é mais extenso do que simplesmente cortar e secar o feno – que na verdade é uma outra forma de conservar a pastagem comum – ou de deixar apenas o gado livre pastando, o que leva à pergunta: por que os agricultores fazem silagem? Qual é a vantagem?
A silagem é armazenada com bastante umidade, o que permite reter uma porcentagem maior de nutrientes do que uma opção de armazenamento a seco.
Embora o processo de silagem não adicione nenhum nutriente, ele faz um ótimo trabalho preservando os nutrientes existentes.
Principalmente durante a estação seca, isso ajuda o gado a se manter saudável e forte.
Além disso, a importância da silagem está em sua energia. Muitas vezes serve como uma fonte de alta energia para animais.
Isso o torna uma opção de baixo custo para engorda de gado.
Qual é a diferença?
Ambas são maneiras populares de alimentação para rebanhos.
Contudo, existem épocas em que a pastagem comum não é possível e possui pouco valor nutricional.
No entanto, apesar das semelhanças abrangentes, esses dois estilos têm também suas diferenças.
A principal diferença, é que a silagem é fermentada e armazenada em sacos de silagem antes de ser usada como alimento. Podemos apontar ainda:
- Teor de umidade: o teor de umidade da silagem está entre 40-60%; já o feno (pastagem comum armazenada) chega por volta de 12%;
- Métodos de armazenamento: a silagem é compactada e armazenada em condições herméticas sem ser seca;
- Capacidades digestivas: a silagem é facilmente digerida, oferecendo um valor mais nutritivo.
Então, se você deseja uma alimentação e maior qualidade para o seu gado, a silagem é a opção mais acertada!
Lembre-se de recorrer as ensiladeiras da Sertaneja Máquinas para ajudar a otimizar a produção!