fbpx

Silagem para engorda do gado: como usar, qual é a melhor

Como usar silagem para engorda do gado

 

Silagem para engorda é um recurso para todo processo, no entanto, é na fase finalizadora que ela mostra toda eficiência. Vamos falar sobre isso neste texto. Confira!

 

A silagem é uma ferramenta para os agropecuaristas, afinal, ela garante nutrição para todos os momentos e ciclos, da nutrição animal.

 

Além de permitir a manutenção do poder nutricional da forragem, a silagem também traz economia aos criadores de rebanhos, sejam eles de bovinos, equinos e ovinos.

 

Nos últimos tempos, no entanto, esse recurso passou a ser fonte de renda para agricultores, os quais começaram a produzir a silagem para atender os agropecuaristas.

 

Enfim, a versatilidade da silagem é irrefutável e quando o assunto é a engorda do gado,a então, ela tem um brilho especial.

 

E é por isso que no texto de hoje vamos falar exclusivamente da silagem para engorda, dizendo qual é a melhor e como pode ser aplicada na fase finalizadora. Acompanhe!

 

Qual a melhor silagem para engorda?

 

Basicamente a silagem de milho tem sido utilizada com  mais frequência para  alimentar gado de corte.

 

No entanto, assim como a silagem de capim-elefante e o sorgo ocupam boas posições na dieta com esse suplemento para gado que precisa ganhar peso.

 

A primeira opção (silagem de milho) é pelo poder nutricional. 

 

Em síntese, os benefícios da silagem de milho são nítidos e isso se deve a sua grande aceitação pelo gado; alta digestibilidade; poder energético, entre outras coisas.

 

A parte dos grãos do milho são destinados em maioria, enquanto isso, o conteúdo celular é integrado em menor parte.

 

O teor de nutrição do capim-elefante, especialmente na silagem feita com plantas novas, também é interessante para o gado, ou seja, a planta colhida com idade de 110 dias tem alto potencial nutritivo.

Qual o consumo diário de silagem para engorda?

O consumo diário de silagem é algo relativo, pois depende de muitos fatores, por exemplo disponibilidade de ração e pasto.

Ao certo, a dieta focada em engorda, pelo menos 90 dias antes do abate, tem excelente resultado.

Em alguns casos, os bovinos, confinados em piquetes, podem ganhar até um quilo e setecentos gramas por dia. Um resultado excelente para gado de abate, por exemplo.

 

Entretanto, uma estimativa de silagem por dia pode ser alcançada adotando de 2 a 3% do peso do animal. Logo, quanto maior o animal, mais silagem ele consumirá.

O que é relevante é o poder nutricional da silagem para engorda e é claro a disponibilidade para qualquer época do ano.

E para garantir a alta digestibilidade do alimento, evitando principalmente contaminação, a qualidade da silagem é fundamental.

Sendo assim, confie o processo de ensilagem a máquinas e suprimentos da Sertaneja Máquinas – experiência  e qualidade para você produzir a melhor silagem.

O Nosso telefone fixo está sofrendo manutenção durante esta semana, entre em contato através do WhatsApp.