Como manter a engorda do gado com silagem em tempos de seca

Silagem é uma ótima, aliás, uma das melhores opções para manter o gado engordando mesmo em tempos de seca. Acompanhe este texto para saber mais.

Tempos de Seca

A seca é atroz em alguns períodos, mas pode ser contornada se houver estratégia e planejamento por quem mantém por trabalho criação de animais, seja leiteiro ou para abatedouro..

E sem dúvida, a silagem pode ser uma grande aliada neste momento, mantendo assim uma boa alimentação do gado. Você sabe como isso funciona?

 

Silagem como uma alimentação diferenciada nos períodos de seca

Uma das grandes qualidades da silagem, sem dúvida, é seu valor nutritivo.

Vamos olhar para a silagem de milho, por exemplo. A presença dos grãos no composto representam mais energia e digestibilidade.

Sem dizer que existe uma variada gama de opções, e nós podemos citar aqui:

  • Capim;
  • Cana de açúcar;
  • Milho; 
  • Sorgo.

E até mesmo abacaxi – por mais surpreendente que isto possa parecer!

A alternativa da silagem se mostra interessante nos momentos do ano onde o pasto escasseia, mas o produtor não deve esperar isso acontecer para pensar nesta forma de nutrição.

 

Planejamento faz a diferença

Se você deseja alimentar diversos lotes de bovinos em confinamento nos períodos da seca, por exemplo, uma preparação prévia é altamente desejável.

Por isso, na época das águas, é bom já indo começar o processo de silagem, sempre com ajuda de bons equipamentos para que a produtividade alcance o patamar essencial e que garanta a comida do animal durante a estiagem.

Isto pode ser feito tranquilamente já que você pode armazená-la por até um ano, sem que estrague ou perca seu valor nutricional.

 

Fique ligado na quantidade

Então, se você fez a escolha da silagem para a época de seca, precisa saber qual a quantidade adequada para cada tipo de gado.

No caso de vacas leiteiras, por exemplo, você pode utilizar até 20 quilos por cabeça/dia, o então 3% do peso na alimentação.

Enquanto isso, no caso de vacas secas, de 10 a 15 quilos são mais que suficientes por cabeça/dia.

No entanto, touros requisitam de 1,5 a 2% de seu peso, gado em engorda 3% e novilhas e bezerros já precisam de bem menos – cerca de 5 quilos por cabeça/dia.

Lembre-se não deixe de considerar a silagem como uma alimentação saudável para seu gado, de  modo geral, em momentos de seca!

E por fim, saiba que todo investimento que fizer em um bom maquinário para silagem que te traga produtividade e também qualidade final do alimento, em pouco tempo será pago, graças a melhoria da criação.

CONHEÇA NOSSAS MÁQUINAS