fbpx

Silagem: qual o composto ideal para o meu gado

O composto da silagem é que fará toda diferença na hora de alimentar o gado. Veja qual a melhor composição para garantir a dieta correta do rebanho neste texto.

Muito útil, especialmente em períodos de seca, a silagem vem se tornando cada vez mais uma alternativa para manter o gado sempre bem alimentado.

No entanto, quando pensamos neste processo, temos que levar em consideração que ele se realiza através da fermentação dos compostos nela presente, graças à restrição de circulação de oxigênio.

Assim, você consegue manter os nutrientes essenciais na silagem. Sabemos quais as máquinas de silagem são eficientes para o bom resultado, No entanto, qual o composto ideal para seu gado? É isso que vamos ver a seguir.

Os compostos ideais de silagem

1 – Ensilagem de capim 

Para ganho em peso, silagens de capim utilizadas para suplementar o rebanho em casos de pastagens naturais de baixa qualidade, alcançaram resultados expressivos conforme um estudo.

Este estudo aconteceu na Austrália, e mostrou que o ganho de peso vivo aumentou 0,8 kg por dia para cada kg de silagem consumido.

Entre as silagens mais comuns de capim, temos a feita com capim elefante.

Ele possui potencial produtivo muito grande, com a colheita podendo chegar até algumas toneladas por hectare plantado cada ano.

Além disso,  possui um valor nutritivo muito alto, e uma produção de matéria seca bem superior.

Sem dizer que ela é tolerante a estresses hídricos e bem fácil de ser colhida.

2 – Ensilagem de milho

Quando alimentada com uréia e minerais, a silagem de milho pode suportar até 1 kg por dia ou maiores ganhos de peso vivo. 

Ela também pode sustentar altos ganhos de peso vivo quando alimentado em combinação com pastagens. 

Certamente, o ganho de peso vivo obtido dependerá da qualidade e quantidade da ensilagem

Outro estudo também na Austrália, mostrou que, em pastagens irrigadas, o fornecimento de um suplemento de milho de 2,4 kg  por cabeça/dia permitiu aumentar o ganho de peso vivo de 1,4 para 2,7 kg.

3 – Silagem de cana de açúcar

Uma das vantagens da silagem de cana de açúcar é sua disponibilidade no inverno, quando se encontra madura.

Contudo, precisa ser suplementada juntamente com uma proteína, pois ela praticamente não possui valor protéico.

Possui teor elevado de sacarose e resistente à maioria das doenças e pragas, e constitui em um composto de silagem bem interessante para seu gado.

4 – Silagem de sorgo

No Brasil é o mais cultivado para os fins de silagem, depois do milho. 

Suporta bem a estiagem, é bastante produtivo, mas é necessário que se escolha um híbrido. Pois o grão de sorgo em si, possui baixa digestibilidade de amido e são também atacados por aves durante seu crescimento.

Assim sendo, um bom híbrido de sorgo forrageiro pode garantir tranquilamente a boa alimentação do seu gado.

Enfim, estes são os componentes mais comuns de silagem para o seu gado. Agora é só escolher, porém, para preparar a silagem, certamente são as ensiladeiras da Sertaneja Máquinas as ideais. Confira no site!