fbpx

Silagem ensacada: cinco vantagens para você considerar produzir

Cinco vantagens de produzir silagem ensacada

Silagem ensacada permite ao agricultor preservar e manter a ração animal, oferecendo uma série de vantagens em relação à silagem tradicional. Veja 5 vantagens desse alimento neste texto!

 

De fato, sabemos que um dos maiores problemas para os agricultores é a disponibilidade limitada de forragem de qualidade durante a estação seca do ano, além da disponibilidade de solo e condições climáticas, entre outros fatores. 

Isso influencia na diminuição da produção de leite, na perda de peso dos animais, no atraso no crescimento, no aumento dos custos de produção e resultarão em uma menor renda auferida.

Para contornar essas desvantagens, é necessário desenvolver estratégias de conservação da forragem.

Que certamente favorecem a disponibilidade de alimentos de boa qualidade de forma permanente e a baixo custo durante o período crítico do ano. 

Veja então 5 vantagens desse alimento a seguir!

Cinco vantagens da silagem ensacada para considerar

  1. Excelentes propriedades mecânicas e grande resistência;
  2. Temperatura adequada para otimização da fermentação;
  3. Perda mínima de nutrientes na conservação do produto de silagem;
  4. Seu selo hermético impede a forragem de permitir a proliferação de bactérias aeróbicas, mofo e insetos;
  5. A camada externa geralmente reflete a radiação solar e evita o aquecimento excessivo, evitando assim fermentações indesejadas. 

Mais alguns benefícios do uso de silagem ensacada ainda são

  • A silagem ensacada auxilia na fermentação láctica, cujo grau depende do conteúdo de açúcares fermentáveis ​​e do nível de anaerobiose;
  • Possui baixíssima permeabilidade ao oxigênio, é uma excelente barreira à água e ao ar, bem como ao escape de gases poluentes.
  • Proporciona maior qualidade à silagem; 
  • Não sofre variações devido às mudanças climáticas, o que dará ao produtor mais possibilidades de fazer reservas de forragem em áreas problemáticas.

Outras aplicações para sacos de silagem

Os usos dos sacos de silagem são quase infinitos, pois vão além de serem usados ​​para a conservação de forragem e grãos. 

Eles também podem ser usados ​​para: Plantações de biogás, produção de composto, armazenamento de subprodutos industriais (como resíduos de produção, polpa de beterraba sacarina…).

Mas, você já se perguntou quanta silagem deve ir para um saco de silagem? 

Essa é uma dúvida frequente, também uma forma de estimar a capacidade dos sacos de silagem é pegar o volume do saco e multiplicar o mesmo pela densidade.

Por exemplo, você vai usar do saco o seu comprimento menos a parte não utilizada necessária para selar cada extremidade do saco. 

Dessa forma, a quantidade de matéria seca dentro do saco será o volume multiplicado pela densidade da matéria seca. 

Vale ressaltar que a densidade da matéria seca pode variar de uma sacola para outra e dependerá do tipo e ajuste da máquina, bem como do tipo de material utilizado.

Por isso, se você quer garantir qualidade para sua criação o ano todo, não deixe de usar silagem ensacada!

Para prepará-la aproveite e conheça a linha de ensiladeiras da Sertaneja Máquinas!

O Nosso telefone fixo está sofrendo manutenção durante esta semana, entre em contato através do WhatsApp.